RSS
  Whatsapp

Autismo é tema de roda de conversa promovida pelo Hospital Especializado Lopes Rodrigues

Compartilhar

 

O número de diagnósticos de Transtorno de Espectro Autista (TEA) tem crescido significativamente a cada ano no Brasil. Isso nos faz perceber que por muito tempo, parte dessas pessoas sofreram com a falta de entendimento sobre sua condição e consequente negligência em relação ao Autismo.

Promover a conscientização sobre o tema é essencial para a garantia de um ambiente inclusivo e acolhedor para os autistas. Pensando nisso, o Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), em parceria com o Centro de Educação Permanente (CEPER) e o Núcleo de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (NUGTES), do Hospital Especializado Lopes Rodrigues (HELR) de Feira de Santana, promoveu uma Roda de conversa com o tema ‘Conhecendo o Autismo: inclusão e direitos’, nesta terça-feira (16), em alusão ao dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado no dia 02 de abril.

“É muito importante que as Unidades de Saúde, especialmente a nossa que é voltada para a Saúde Mental, abordem este tema na tentativa de ajudar a combater os estereótipos e preconceitos sobre as pessoas autistas. A roda de conversa serviu para conscientizar as pessoas sobre o autismo, ajudando a quebrar esses paradigmas e promover uma maior compreensão e empatia”, explica Magda Nascimento, presidente do GTH do HELR.

Com aproximadamente 60 participantes, a Roda de conversa foi ministrada pela advogada Especialista em Ações de Autismo, em Compliance Inclusivo e em Direitos Fundamentais, Inez Azevedo; psicóloga e membro do Grupo de Trabalho de Psicologia e Educação de Feira de Santana (GTPE-FSA), Rebeca Costa, e Acompanhante Terapêutico Aplicador Aba, Bacharelando em Terapia Ocupacional, Rogério Cordeiro.

A psicóloga Rebeca foi responsável por trazer informações sobre conceito, causa e tratamento do TEA. “Eventos como este são importantes para a gente propagar informações corretas; tirar dúvidas; falar sobre os tratamentos; falar como respeitar e tratar essas pessoas. Discutir o autismo em diferentes espaços, não só em abril, é muito importante em todos os ambientes”, salienta.

Já a advogada Inez trouxe informações sobre a Lei 12.764/12, que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista e tirou dúvidas sobre alguns direitos do autista. “É importante falar sobre o autismo, respeito, igualdade, inclusão. É importante falar sobre os direitos que a comunidade possui e fazer valer esse direito. É uma grande iniciativa do Lopes promover esta roda de conversa, pois contribui para a disseminação do conhecimento para a efetivação dos direitos das pessoas com autismo, dos seus responsáveis”, enfatiza.

O encerramento do evento ficou por conta do Acompanhante Terapêutico Rogério que falou sobre o trabalho de Equoterapia (terapia assistida com cavalos), desenvolvido pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Feira de Santana. “A Equoterapia tem o objetivo de promover aprendizado emocional, criar vínculo e também auxiliar na socialização e interação dos autistas”, conclui.


 

Sesab

Mais de Salvador