RSS
  Whatsapp

Setur apresenta roteiros de experiência para agentes e operadores da capital baiana

Em Camaçari, a Setur consolidou cinco novos roteiros turísticos em parceria com a Cria Rumo Consultoria – empresa especializada em desenvolvimento turístico –, através do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Compartilhar

 

A Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria do Turismo (Setur), começou a realizar uma série de famtours – viagens de familiarização – com agentes e operadores para apresentar os roteiros turísticos formatados no município. Dessa vez, sete profissionais de Salvador realizaram visita a lugares, como a Fazenda Kadosh, em Vila de Abrantes; a Aldeia Hippie de Arembepe; e a Casa do Mensageiro, em Barra do Pojuca. A iniciativa aconteceu na quarta-feira (24/4).
 
A técnica em Turismo da Setur, Clariana Correia, foi quem acompanhou o grupo. Na oportunidade, ela falou sobre a ação. “Apresentamos para as agências alguns dos produtos turísticos que já temos formatados em Camaçari, a fim de atrair turistas, oferecendo excelentes opções de lazer e experiência aos visitantes. As famtours são atividades onde os agentes de viagens conhecem os produtos e a qualidade dos serviços turísticos de um destino para, posteriormente, trazer turistas e fomentar toda a cadeia produtiva do setor”, afirmou.  
 
Um dos profissionais que participou da famtour foi Diego Brito, 37 anos, da Viver Turismo, agencia de viagens que atua há 10 anos no mercado. Ele destacou que a intenção de conhecer o município é para oferecer roteiros diferentes do tradicional. “E a gente se surpreendeu porque Camaçari tem muito a proporcionar, a exemplo da cultura, história, culinária, natureza, as praias, dentre outros atrativos. Então, foi uma mistura que agregou bastante e possibilitou que, a partir de agora, a gente ofereça novas experiências aos nossos clientes”.
 
Com foco em turistas estrangeiros, Ana Lavigne, 64 anos, do Bahia Guide Service, que representa um grupo de guias de turismo profissionais em Salvador, falou sobre os roteiros que visitou em Camaçari. “Interessantíssimo, porque, hoje em dia, o turismo é voltado mais para as experiências. E as três que conheci, tenho certeza que vão ser desdobradas e a gente vai oferecer uma coisa muito única aqui na região metropolitana [de Salvador]. Fiquei muito satisfeita e garanto que vamos fazer muita coisa boa com esses destinos”, finalizou.
 
Em Camaçari, a Setur consolidou cinco novos roteiros turísticos em parceria com a Cria Rumo Consultoria – empresa especializada em desenvolvimento turístico –, através do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A ação foi mediada pela titular da pasta, Lúcia Bichara, com objetivo de colocar a Costa de Camaçari como um destino opcional, já que são roteiros que integram a cultura, a religiosidade, o afroturismo, e a gastronomia.
 
A consultora Cria Rumo, Regiane Mira, que trouxe para Camaçari os empresários que atendem através de um programa da Prefeitura de Salvador e o Sebrae, destacou que os participantes são agentes de guias de viagens que fazem o receptivo da capital do estado e buscam ofertar novos produtos para os clientes.

De acordo com a Setur, fazem parte dos roteiros turísticos formatados no município: a Aldeia Hippie de Arembepe, a única do gênero habitada no mundo e que é, inclusive, um dos maiores produtos turísticos do Brasil; a Casa do Mensageiro, como representante do eixo do turismo religioso, espaço litúrgico de raízes afro-brasileiras dentro da vertente do Candomblé; o turismo cultural com o Samba em Traçado, com Mestre Nildes e o Grupo Espermacete; o turismo rural com a Fazenda Kadosh, que oferece um conhecimento especial; e também o turismo de experiência junto à comunidade quilombola de Cordoaria, que prevê, por exemplo, incursões na casa de farinha, além do café da manhã com contos que revelam experiências de mulheres da localidade.


 

Mais de Camaçari