RSS
  Whatsapp

Brasília recebe primeiro Flash Charging do Brasil em evento da Denza

Tecnologia de recarga ultrarrápida foi demonstrada nesta quinta-feira (1º), em Brasília, com bateria de um veículo passando de 10%

Compartilhar

 

Brasília foi palco, nesta quinta-feira (1º), do lançamento do primeiro carregador Flash Charging instalado no Brasil. A tecnologia foi apresentada durante um evento realizado na concessionária Denza, reunindo empresários, executivos da empresa, imprensa e convidados para acompanhar de perto uma nova etapa da infraestrutura de recarga para veículos eletrificados.

O principal destaque do evento foi a demonstração prática do equipamento. Durante a apresentação, um veículo iniciou o carregamento com 10% de bateria e, em aproximadamente cinco minutos, chegou a 70% de carga.

O resultado reproduziu, na prática, a promessa apresentada pela fabricante para a tecnologia, que utiliza potência de até 1.500 kW por conector. Segundo a Denza, em condições compatíveis, o sistema pode levar uma bateria de 10% a 70% em cinco minutos e alcançar 97% em aproximadamente nove minutos.

Uma nova experiência para quem utiliza carros elétricos

A velocidade de recarga é um dos pontos centrais da tecnologia. A proposta é reduzir significativamente o tempo que o motorista precisa permanecer parado para recuperar autonomia.

O sistema também foi desenvolvido com uma estrutura que combina o carregador a baterias integradas de armazenamento de energia. Dessa forma, a solução pode disponibilizar uma grande quantidade de potência durante a recarga sem depender de que toda essa capacidade seja fornecida instantaneamente pela rede elétrica local.

Outro recurso apresentado é o sistema de manuseio do cabo, projetado para facilitar a conexão ao veículo. A estrutura em formato de “T” utiliza polias suspensas, enquanto o chamado sistema de “gravidade zero” reduz o peso percebido pelo usuário durante o encaixe do conector.

Executivos e convidados acompanham apresentação

O lançamento em Brasília reuniu representantes da Denza e do Grupo BYD, além de empresários e profissionais da imprensa.

Entre os nomes presentes esteve Felipe Massa, ex-piloto de Fórmula 1 e atualmente piloto da Stock Car, que participou do evento como embaixador da Denza. "É algo mais rápido do que você parar no posto para encher o tanque. Isso mostra que hoje em dia um carro elétrico não deve nada para um carro a combustão. É o primeiro carregador tão rápido assim, de tantos que vão aparecer." Disse Massa. 

Também participou da apresentação Alexandre Baldy, Vice presidente sênior da BYD do Brasil e Head Comercial e de Marketing da BYD Auto do Brasil, que destacou a chegada da tecnologia e as mudanças que o carregamento ultrarrápido pode trazer para a experiência dos usuários de veículos elétricos. 

"Hoje é uma comparação efetiva em se tratando de um carro a combustão, que gasta esse mesmo tempo para abastecer. Estamos deixando um dos últimos paradigmas do mercado para os carros elétricos para trás”, afirmou Alexandre Baldy."


 

Mais de Camaçari