Com objetivo de estabelecer parceria entre a Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria do Turismo (Setur), e a Comunidade Católica Cidade Santa, situada em Dias d’Ávila, por meio da promoção dos meios de hospedagens existentes na sede e na costa do município, a titular da pasta Lúcia Bichara, fez uma visita de cortesia ao local, considerado um santuário pelos fiéis católicos.
Durante todo o ano acontecem cinco importantes festas religiosas na Cidade Santa, porém a cada fim de semana, pelo menos 5 mil pessoas visitam o local. Ao comentar sobre a grande demanda observada durante os eventos realizados no local, que costumam reunir um público considerável, a gestora comentou que, “a última atividade que fizeram aqui, contou com mais de 25 mil pessoas e muitas delas se abrigaram em barracas, ou mesmo nos próprios carros. Isso porque, a cidade não tem à disposição a oferta, em quantidade suficiente, de meios de hospedagens. Nossa proposta é oferecer alternativas para os frequentadores da Cidade Santa durante os eventos e as festas, que acontecem ao longo do ano”, completou a secretária.
É pensando na intensa procura por hospedagens, que a titular da Setur coloca Camaçari como uma opção, não só para hospedagens, mas também para restaurantes e outros serviços. “Com isso, nós ajudamos nessa infraestrutura, mas também aquecemos o nosso trade turístico durante o ano inteiro. Essa visita também serve para nossos empresários reformularem a estrutura dos seus empreendimentos e aumentarem a oferta de vagas”, acrescentou.
Durante a visita, o missionário Fábio Nascimento, que representou o Padre Paulo Avelino, fundador da Comunidade Católica Cidade Santa, comentou sobre a parceria com a Setur, no que se refere à oferta de hospedagens. “De fato, a gente não tem essa estrutura e a região carece disso. Temos mais de seis anos de obra e o entorno, até então, não tinha despertado, mas Camaçari entendeu a importância desse lugar, e vem formar essa parceria. Com essa possibilidade, isso deixa a gente feliz”, comentou o religioso.
Sobre o turismo religioso praticado em Camaçari, Lúcia Bichara citou as festividades do povo evangélico; as tradicionais lavagens do início do ano, que atraem muitos católicos e pessoas praticantes das religiões de matrizes africanas; bem como a Casa do Mensageiro, associação religiosa de culto à ancestralidade negra e ao candomblé, situada em Barra do Pojuca, que compõe a lista dos primeiros roteiros turísticos formatados para o município.
Em tempo, a secretária também destacou que, “no município, nós temos o santuário Santo Antônio dos Milagres, em Monte Gordo. E queremos revitalizar esse local santo considerado por muitos um lugar onde Santo Antônio realizou diversos milagres”.
De acordo com Lúcia, após a visitação à Cidade Santa, o próximo passo inclui a apresentação dos hotéis, resorts, pousadas e dos outros meios de hospedagens disponíveis no município, e promover uma visita dos representantes do santuário a alguns dos equipamentos da sede e da costa, para que possam conhecer de perto a estrutura e os serviços oferecidos em Camaçari.
Também participaram da visita à Comunidade Católica Cidade Santa, que aconteceu na quarta-feira (7/8), as turismólogas da Setur, Clariana Correia e Cleide Pinheiro; e o servidor Rubem Almeida.
Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentar