RSS
  Whatsapp

Setembro é mês de caruru: confira onde comer em Salvador

Quer anunciar em nosso site? Entre em contato conosco e atinja o seu público alvo.

Compartilhar

 

Setembro é um dos meses mais queridos do calendário baiano, quando lares e restaurantes se enchem de sabores em homenagem a Cosme e Damião. A Igreja Católica tem o costume de comemorar no dia 26 de setembro, enquanto, na tradição popular e nas religiões de matriz africana, a celebração é realizada no dia 27 de setembro.

Mais do que um prato, o caruru de sete meninos carrega história, afeto, acolhimento e simboliza fartura, renovação e prosperidade. Em Salvador, restaurantes e casas tradicionais mantêm viva essa tradição com receitas especiais. Confira onde comer caruru na capital neste mês:

Setembro no Dona Mariquita
Durante todo o mês de setembro, o Dona Mariquita celebra a tradição baiana com o Caruru dos Sete Meninos, servido diariamente, exceto aos domingos e feriados. A experiência reúne sabores e tradições da Bahia em um prato especial, disponível das 12h às 17h, na Casa de Veraneio, localizada na Doca 1, no Terminal Náutico de Salvador.

Caruru da Casa do Hip-Hop Bahia
O Caruru da Casa do Hip-Hop Bahia reúne música, tradição e ancestralidade no dia 21 de setembro, a partir das 19h, no Largo Quincas Berro D’Água, no Pelourinho. A celebração homenageia a espiritualidade dos Erês e de Exu e convida o público a vivenciar uma noite marcada pela cultura afro-brasileira. Saiba mais neste link.

Caruru no Maimbê – Comida Popular Baiana
Entre os dias 21 e 26 de setembro, a Maimbê celebra a tradição de Cosme e Damião com um caruru especial, servido diariamente das 11h às 19h. O prato, que custa R$ 49, reúne caruru, vatapá, arroz, xinxim de frango, feijão-fradinho, farofa de dendê, banana-da-terra, mini abará e outros acompanhamentos.

A programação também inclui decoração especial, altar e um saquinho de balas acompanhado de um pouco da história da celebração, reforçando a memória, a fé e as tradições baianas. Endereço: Rua Marques de Caravelas,154, Barra.

Samba, Caruru e Resenha – 2ª edição
O Samba, Caruru e Resenha realiza sua segunda edição no dia 26 de setembro, a partir das 15h, na Casa Encantos, na Ribeira. O evento celebra o caruru de Cosme e Damião com samba, gastronomia e tradições baianas, reunindo shows de Eduh e Elton Pinheiro, buffet de comida baiana, acarajé e espaço de beleza e bem-estar. Saiba mais neste link.

Caruru com Grupo Botequim no Jubiabar
O Grupo Botequim encerra setembro com uma tarde de samba e caruru no JubiaBar, no Rio Vermelho, no dia 27 de setembro. A casa abre às 15h, com happy hour até 16h30, e o samba começa às 17h30, em uma programação com cerveja gelada e roda de samba. Para celebrar a tradição baiana, as 100 primeiras pessoas que comprarem o ingresso antecipado pelo Sympla ganham um prato de caruru. O JubiaBar fica na Rua Conselheiro Pedro Luiz, 79, no Rio Vermelho. Saiba mais neste link.

Caruru da Cira – gratuito
Tradição que vem sendo passada de geração em geração. A família de Cira do Acarajé oferece um caruru há mais de 80 anos para homenagear os santos gêmeos e honrar a promessa feita pela avó da baiana Cira. Em 2025, foram mais de 8 mil quilos de quiabo para preparar as quentinhas distribuídas em homenagem a São Cosme e Damião, mantendo o legado de acolhimento e generosidade iniciado em 1939. A distribuição é gratuita, por ordem de chegada. A data ainda não foi divulgada. Fque de olho nas redes sociais.

Serviço: @acarajedacira. Rua do Tamarineiro, número 10, Itapuã (ao lado da antiga Coelba).

Acontecendo perto de você

Redação

Mais de Geral