RSS
  Whatsapp

Legislativo homenageia os 20 anos da STT

Compartilhar

 

A Câmara Municipal de Camaçari celebrou os 20 anos da Superintendência de Trânsito e Transporte (STT) em uma sessão especial realizada na manhã desta quarta-feira (10/06). Conduzido pelo vereador Tagner Cerqueira (PT), o ato legislativo reuniu parlamentares como Dílson Magalhães (PP), Ivandel Pires e Neidinha (PT) para reconhecer as duas décadas de ordenamento urbano e segurança viária promovidas pela autarquia. 

Na abertura dos trabalhos, o vereador Tagner Cerqueira destacou o compromisso histórico da superintendência com a cidade. O parlamentar ponderou sobre os desafios diários da categoria na busca por superar a visão puramente punitiva e focar na valorização institucional. “São duas décadas de organização e compromisso. Muitas vezes a STT é mal compreendida pela sociedade, que enxerga apenas o papel punitivo. Precisamos fortalecer e valorizar os servidores e agentes que, atualmente, promovem ações educativas aplaudidas em todo o país”, destacou. 

O diretor da STT, Edmilson Souza, ocupou a Tribuna de Honra para resgatar o processo de municipalização do trânsito, impulsionado pelo crescimento econômico de Camaçari na época da instalação do complexo automotivo da Ford. Do ponto de vista da governança, o gestor ressaltou a necessidade de atualização administrativa para corrigir distorções históricas na carreira dos servidores, que é a correção do congelamento funcional que afetava as categorias ligadas ao trânsito e a promoção de um plano de cargos equilibrado que garanta paridade com os demais servidores municipais. 

A cooperação técnica entre as forças de segurança pública pautou os pronunciamentos de representantes militares. O Tenente Lima, pelo 12º Batalhão da PM, e o Tenente-Coronel João Daniel, do 10º Batalhão de Bombeiros da Bahia, saudaram a atuação conjunta nas vias públicas. O comandante do Corpo de Bombeiros definiu os agentes de trânsito como "heróis silenciosos" que garantem a fluidez e o isolamento técnico essencial em cenários de acidentes. 

Representando a categoria dos rodoviários através do Sindtrans, o agente Rodrigues detalhou o cotidiano operacional da fiscalização, lembrando o suporte necessário da Polícia Militar no combate a crimes de trânsito, como a condução sob efeito de álcool. Rodrigues frisou que o escopo de atuação do órgão vai muito além da presença visível nas ruas, envolvendo planejamento estratégico e engenharia de tráfego. 

O primeiro superintendente da instituição, Francisco Franco, relembrou os desafios estruturais da fundação do órgão e pontuou o propósito humanitário da atividade: "A STT não está apenas para organizar e disciplinar; ela existe para cuidar de pessoas e salvar vidas". O ouvidor municipal, Oswaldinho Marcolino, também fez coro aos desafios da categoria, alertando para a necessidade de maior respeito e conscientização por parte dos condutores diante da fiscalização viária. 

No encerramento da sessão, as manifestações do parlamento reforçaram a importância da autarquia. A vereadora Neidinha (PT) salientou a complexidade de educar para preservar vidas, enquanto o vereador Vagner Bispo (PSB) combateu o estigma de "indústria da multa", reforçando o caráter prioritariamente orientador da superintendência. 

Como coroação do ato legislativo, a Casa aprovou por unanimidade uma Moção de Aplausos em homenagem ao vigésimo aniversário da STT, consolidando o reconhecimento do poder público ao trabalho dos servidores. 


 

Mais de Camaçari