A execução com excelência e eficiência das políticas públicas de saúde bucal rendeu a Salvador o título de vencedora do prêmio CFO de saúde bucal 2024. O levantamento é feito por grupos populacionais e a cidade ganhou o primeiro lugar na Categoria E - municípios com mais de 500.000 habitantes.
Em função de ter alcançado a maior pontuação da categoria, o município receberá como prêmio uma cadeira odontológica completa. As boas práticas em saúde bucal elevaram a capital baiana a frente de outras cidades concorrentes como São Bernado do Campo – SP, Belo Horizonte – MG, Curitiba – PR e Manaus – AM que ficaram entre a segunda e a quinta colocação na categoria municípios com mais de 500.000 habitantes.
De acordo com o Conselho Federal de Odontologia (CFO), o prêmio busca incentivar a prática da gestão participativa, reconhecendo os municípios que oferecem serviços de saúde bucal de forma inclusiva e eficaz. A premiação é dividida em cinco categorias de acordo com o número de habitantes, sendo a primeira (Grupo A) entre municípios com até 20 mil habitantes e a última (Grupo E) municípios com mais de 500 mil habitantes.
A premiação foi concedida em Brasília nesta terça-feira (12) no Centro de Convenções Brasil 21, em Brasília, e contou com as presenças do presidente do Conselho Regional de Odontologia da Bahia (CROBA), Dr. Marcel Arriaga, do Conselheiro Tesoureiro Dr. José Mário Lobo de Melo e de Dr. Geovane Bomfim, dentista e assessor do CROBA.
Representando a Secretaria de Saúde de Salvador, a coordenadora do Programa Municipal de Saúde Bucal, a dentista Mylena Leal, declarou que a capital baiana ganhar este prêmio é uma demonstração que o programa está bem implementado e gerando resultados.
“Ficar em primeiro lugar numa premiação tão importante é um grande orgulho e mostra que estamos no caminho certo. A saúde bucal sempre foi tratada como prioridade em Salvador, e por isso que a todo tempo estamos inovando nas ações, com os consultórios portáteis, levando a odontologia para a população que mais precisa com o Odontomóvel, implementando novos serviços, como radiografia panorâmica, tratamento para anquiloglossia e praticando a educação em saúde com a escovação supervisionada para adultos e crianças, explicando a importância da higiene bucal”, afirma.
Fotos: Ascom CFO
Para mais informações, entre em contato com a assessoria do CROBA
Contatos de Imprensa: Conselho Regional de Odontologia da Bahia (CROBA)
Telefone: (71) 98718-8587
E-mail: reinaldo.ascom@croba.org.br
Redes sociais: @cro.bahia
Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentar