RSS
  Whatsapp

PMBA realiza simulado de resposta a crime contra banco em Ipirá

Compartilhar

 

Com o principal objetivo de aprimoramento técnico e treinamento preventivo, o Comando de Policiamento da Região da Chapada (CPR-Chapada) realizou na quinta-feira (8) e madrugada desta sexta-feira (9) o Seminário de Plano de Defesa e Tomada de Cidades e, em sequência, o Simulado de Primeiras Respostas em Crimes contra Instituições Financeiras na cidade de Ipirá.

Essa atuação integra o plano de ação do Comando-Geral da PMBA, sob a gestão do Comando de Operações Policiais Militares (COPPM), que, juntamente com outras medidas, impactou na redução de 83% do registro de crimes contra instituições financeiras no Estado da Bahia, num comparativo de janeiro a julho de 2024 com o mesmo período de 2023.

O comandante do CPR Chapada, coronel Marcelo Pinto, presidiu o Seminário que contou com as palestras do major Eduardo Neves, comandante da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE) Leste, com o tema “Primeiras Respostas em Crimes Contra Instituições Financeiras”, o major Érico, comandante da CIPE Caatinga, com o tema “Ações de enfrentamento aos crimes contra instituições financeiras”, e Moisés Valença, do setor de segurança, com o tema “Estudo de Caso de Eventos de Tomada de Cidades”.


O Seminário contou com a participação de todos os comandantes do orgânico do CPR Chapada, de policiais militares das respectivas unidades, comandantes do Comando de Policiamento de Missões Especiais (CPME) e do Comando de Policiamento Especializado (CPE) na região, do Corpo de Bombeiro Militar, da Polícia Civil, da Polícia Rodoviária Federal (PRF), além de gerentes das agências bancárias do município de Ipirá.

O evento teve continuidade na madrugada desta sexta-feira (9), com a simulação de uma ação criminosa na área bancária de Ipirá, sendo finalizada com execução do plano de bloqueio da 98ª CIPM. Além da unidade, participaram diretamente também a CIPE Chapada, CIPE Caatinga, CIPE Leste e a Companhia Independente de Policiamento Tático (CIPT)/ Rondesp Chapada.


Durante a simulação, foram usados artefatos de grande impacto, tiros de festim e sirenes de viaturas para criar um cenário real de treinamento de resposta com o efetivo, dentro dos limites de segurança, garantindo a integridade da população e dos policiais militares participantes.

Edições anteriores

As ações contra crimes financeiros vêm sendo realizadas desde 2021. Começaram na cidade de Jequié, e em sequência Jacobina, Itabuna, Itaberaba, Feira de Santana, Barreiras e Salvador. Em maio deste ano houve mais uma edição na cidade de Casa Nova e agora em Ipirá.

“Essa ação foi designada pelo comandante-geral, coronel Coutinho, no ano de 2021, quando foi constituído um grupo de trabalho com um único objetivo, reunir esforços para combater assaltos à banco no Estado da Bahia. Neste momento estamos vivenciando uma das etapas desse grupo de trabalho que tem um resultado significativo nos números. Nós tivemos uma redução significativa de ocorrências de assalto à banco, fruto deste trabalho e da cooperação mútua de todos os órgãos de segurança do Estado da Bahia”, explicou o coronel Marcelo Pinto, comandante do CPR-Chapada durante o simulado.
 

Ascom

Mais de Outras