RSS
  Whatsapp

Solidariedade em Cena: Festival Emoções mobiliza Salvador em prol do Instituto de Cegos da Bahia

Compartilhar

 

Mais de mil de pessoas se reuniram nos dois dias de apresentação do Festival Emoções, na última terça e quarta-feira, dias 6 e 7 de agosto, no Teatro Sesc Casa do Comércio, para além de assistir e se encantar com o espetáculo de diversos grupos de dança da Bahia, com o propósito de contribuir com o Instituto de Cegos da Bahia, o único da Bahia a oferecer, de forma gratuita, prevenção, diagnóstico, habilitação, reabilitação e inclusão social de pessoas cegas ou com baixa visão, e que, há mais de nove décadas, transforma a vida de milhares de famílias. Afinal, toda a renda arrecadada através do evento foi destinada para o Instituto.

Totalmente acessível com audiodescrição e intérprete de libras, o tradicional projeto de dança, que tem o propósito solidário e filantrópico, contou com uma programação diversificada de músicas e danças, e seguindo o  mote do tema desta edição, “Existem muitas formas de ver o mundo”, também teve a participação do coro infantil dos alunos do Centro Musical Imaginasom do Instituto, que fez uma linda apresentação musical, contagiando a todos os presentes. O espetáculo contou com direção de Fátima Suarez, que está à frente da Mantra Produções, ao lado de Cândida Campos.

Para a presidente do ICB, Heliana Diniz, o Festival Emoções não foi apenas um evento cultural, mas um exemplo de como a arte pode ser uma ferramenta poderosa de transformação social.  “Estamos felizes demais com a realização deste festival que é de grande importância para o ICB. Para além da arrecadação dos recursos, é também uma grande vitrine para que diversas outras pessoas passem a conhecer o trabalho realizado por nós. Ver as pessoas enchendo a sala do teatro em prol da nossa causa nos encheu de gratidão e esperança. A  arte pode transformar vidas, e esse apoio é essencial para mantermos e expandirmos nossas atividades. Somos imensamente gratos a todos que participaram e tornaram isso possível”, celebra. 

O ICB:

O Instituto, que se tornou referência na área da saúde ocular, é o único da Bahia a oferecer, de forma gratuita, prevenção, diagnóstico, habilitação, reabilitação e inclusão social de pessoas cegas ou com baixa visão. Com a sua sede localizada no bairro do Barbalho, em Salvador, o ICB carrega consigo um propósito claro e inspirador de uma sociedade mais justa e inclusiva para todos. Atualmente, o ICB realiza mais de 310 mil procedimentos anuais, porém, devido à alta demanda, a espera por atendimento pode chegar a até três meses. 

Campanha:

Para diminuir essa demora, no auge dos seus 90 anos de existência e visando alcançar cada vez mais vidas, o ICB segue com a campanha de arrecadação para ampliação da sua estrutura física e capacidade de atendimento. O projeto contempla a construção do novo Centro Médico Oftalmológico, a ampliação do Centro de Reabilitação Visual, com sete novas salas de terapia ocupacional, psicologia e serviço social, além da reforma do Centro de Atendimento Educacional Especializado, do Laboratório de Inclusão e do Centro Esportivo.

A sociedade em geral, pessoas físicas e jurídicas, associações e entes públicos podem doar ou adotar um espaço da instituição, contribuindo com sua ampliação. Os interessados em fazer parte dessa rede de solidariedade podem doar acessando o site www.institutodecegosdabahia.org.br/doeagora ou através da chave PIX que é (71) 98817-3193. Para demais esclarecimentos é possível entrar em contato com a equipe do ICB pelo WhatsApp, que é o mesmo número do PIX, através do e-mail: captacao@institudodecegosdabahia.org.br, ou pela página do instituto no Instagram, @institutodecegosdabahia.

Caique Nobre

Mais de Salvador