RSS
  Whatsapp

Sedur inova mais uma vez e entrega o primeiro parklet de Camaçari

Compartilhar

 Foto: Josué Silva

Mais um espaço urbano foi entregue à população pela Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur).  É o parklet – espécie de miniparque, isto é, um ambiente compacto de convivência, arborizado e multifuncional para desfrutar momentos de descontração e descanso –, localizado na Avenida Deputado Luís Eduardo Magalhães, em frente ao antigo Bompreço. A cerimônia de entrega aconteceu nesta quarta-feira (29/5).
 
De acordo com a gestora da Sedur, Andréa Montenegro, o novo espaço urbano de Camaçari faz parte das ações do Programa Cidade Arborizada. “Que promove a valorização e arborização dos espaços urbanos, proporcionando recreação e interação. Estamos cuidando, cada vez mais, da nossa cidade. E visamos o melhor lugar, pois nas proximidades têm o Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, e também vários comércios, onde podemos unir a urbanização e a arborização”, pontuou.
 
Para o coordenador Ambiental da Sedur, João Leal, “o parklet nasceu da necessidade da população, pois, no local, os estudantes do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães ficavam em pé enquanto esperavam o ônibus ou nas horas vagas, mas agora podem utilizar do ambiente acolhedor e arborizado, que o novo espaço proporciona. Além de tudo isso, ainda oferta rede Wi-Fi gratuita e pontos de energia, para acessar a internet e navegar de graça, bem como carregar os aparelhos eletrônicos, como celular”.
 
O estudante do 2º ano do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, Erick da Silva Santos, morador do Parque das Mangabas, gostou muito da iniciativa. “Esse projeto é bem bacana. Deu uma mudança positiva, deixando o ambiente mais tranquilo e calmo”.
 
Opinião parecida teve a aluna Jaciara dos Santos, do Verdes Horizontes, que gostou muito de ver os bancos e a arborização do local. “Uma das coisas mais legais são os bancos e a conexão com a internet ‘0800’, pois podemos sentar e descansar, enquanto aguardamos o ‘busu’, navegando ainda”.
 
Outra colegial que também aprovou o parklet foi Emily Vitória. , também moradora do Verde Horizonte, agradeceu a iniciativa a afirmou “achei esse espaço muito inovador, tem até tomadas para colocar carregador. Isso é tudo de bom”.
 
Os parklets são áreas de convivência próximas às calçadas, que transformam o espaço urbano em locais de convivência e lazer. Com mobiliário urbano, vegetação e áreas para sentar, o conceito dos pequenos parques surgiu em Nova Iorque, nos Estados Unidos, nos anos 1970, com objetivo de oferecer uma alternativa inovadora para melhorar a interação social e a qualidade de vida nos centros urbanos.
 
A entrega do novo espaço é apenas o começo de uma série de iniciativas voltadas para a melhoria e inovação dos ambientes urbanos e da qualidade de vida na cidade. Novos projetos e outras intervenções estão sendo planejados pela Sedur para diversos pontos do município. 

 

 

Agència Camaçari

Mais de Camaçari