RSS
  Whatsapp

FENABA terá gastronomia como destaque da programação

Sob coordenação do Afrochef Jorge Washington, a vila gastronômica do evento foi batizada de “Tenda do Ajeum” e terá o melhor do tempero tradicional baiano

Compartilhar

 

Claro que o cheiro típico de dendê não poderia faltar num evento inédito que vai exaltar o artesanato da Bahia, suas tradições culturais e saberes ancestrais. Essa foi a primeira certeza que teve o Afrochef Jorge Washington quando foi convidado a assinar a gastronomia do 1º Festival Nacional de Artesanato na Bahia – FENABA, que começa amanhã (17) e vai até domingo (19) na Arena Fonte Nova, promovendo uma grande festa do artesanato brasileiro.

A entrada para o FENABA é gratuita sujeita à lotação do espaço.

Quem for ao evento vai poder visitar 235 estandes que trazem para Salvador a arte popular do artesanato da Bahia e dos estados de Alagoas, Amapá, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Piauí, Sergipe, São Paulo e o Distrito Federal. Em algum momento, entre compras e encantamento, um lanche delicioso vai cair muito bem. É nesse momento que todos os caminhos levarão à “Tenda do Ajeum”, como foi batizada por Jorge Washington a vila gastronômica do evento.

Ele lembra que a palavra Ajeum significa comer junto e tem tudo a ver com o clima de celebração coletiva da nossa cultura. “O conceito foi pensado na diversidade da nossa culinária afro-baiana e, para isso, eu escolhi três empreendimentos bem diversos para trazerem opções deliciosas para o festival. São eles: Tem Dendê, Vai Ter Crepe e o Restaurante Tropicália”, conta o Afrochef.

Especializada em acarajés, abarás, vatapás e moquecas congeladas, a Tem Dendê Gourmet, da Chefe Danielle Sales, é uma empresa que utiliza do azeite oriundo do fruto do dendezeiro para manter viva a conexão com as raízes africanas.

Já a Vai Ter Crepe, da Chefe Aline Santtos, traz a culinária francesa com o toque do tempero baiano, oferecendo recheios como carne seca com banana da terra e siri catado.

Por sua vez, o Tropicália, restaurante localizado há 22 anos no coração do Pelourinho, da Chefe Fernanda Gamell, marcará presença com uma explosão de sabores oriunda da herança da tradição ancestral dos marisqueiros e pescadores locais.

O 1º Festival Nacional de Artesanato na Bahia é realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho (Setre), através da Coordenação de Fomento ao Artesanato (CFA) e das Secretarias da Cultura (Secult), do Turismo (Setur) e de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi). O evento tem correalização da Pau Viola e da Associação Fábrica Cultural e patrocínios do Sebrae e do Programa do Artesanato Brasileiro, vinculado ao Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte.

 

SERVIÇO

 

1º Festival Nacional de Artesanato na Bahia – FENABA
Data: 17 a 19 de maio de 2024 (sexta-feira, sábado e domingo)
Local: Arena Fonte Nova (Níveis 6,7 e 8)
Entrada gratuita sujeita à lotação do espaço

Horário da Feira:
17/05 (sexta-feira): das 14h às 22h
18/05 (sábado): das 13h às 22h
19/05 (domingo): de 13h às 20h
Encerramento do evento: 17 e 18/05 - 23h | 19/05 - 20h30
Acesso: Ladeira da Fonte
Servidores públicos do estado terão descontos entre 5% a 15% nas compras de produtos
Estacionamento: N2 (Entrada pelo Dique) - R$ 20

Reinaldo Oliveira

Mais de Salvador