Entre 24 e 26 de outubro, das 14h às 18h, a Academia de Letras da Bahia será palco da primeira oficina do projeto Escritas em Trânsito, promovido pela Coordenação de Literatura/Dirart da Fundação Cultural do Estado da Bahia, instituição vinculada à Secretaria de Cultura do Estado. Na ocasião, a atriz, poeta, professora e atriz, Elisa Lucinda, vai ministrar a oficina “Poesia Falada”.
A oficina propõe o estímulo ao poder de comunicação, através do resgate do dizer público da poesia. A ideia é resgatar também a vasta e participar literatura brasileira na memória das (os) participantes e na prática do dizer poético.
Para isso, além das poesias escolhidas por cada pessoa participante, as atividades serão aprofundadas em rodas de conversas. O trabalho será direcionado para o aprofundamento das poesias de poetas negras(os), poetas nordestinas(os), poetas LGBTQIAPN+, tais como: Solano Trindade, Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo, Ryanne Leão, Sergio Vaz, Elisa Lucinda, Patativa do Assaré, Caio Fernando Abreu, Carlos Assunção e outras(os).
Nesta oficina foram abertas 24 vagas para a capital baiana, e mais 6 para participantes de do interior, buscando atender cada um dos macroterritórios da Bahia. As demais oficinas do projeto acontecem em Salvador com Amara Moira, Juazeiro com Itamar Vieira Junior, e Lençóis, também com Amara Moira. Confira a programação completa no site da Funceb.
Podem participar pessoas a partir de 18 anos. Cada oficina tem carga horária de doze horas e haverá certificado para pessoas que alcançarem a carga horária mínima de 75% de participação na atividade.
Sobre Elisa Lucinda
Nascida em 2 de fevereiro de 1958, em Vitória (ES), Elisa Lucinda possui 19 livros publicados, entre poesia e prosa: “O semelhante”, “Eu te amo” e suas estreias, “A fúria da beleza”, “Vozes Guardadas”, além dos romances: “O cavaleiro de nada”, uma autobiografia de Fernando Pessoa, finalista do prêmio São Paulo de Literatura em 2015, e a coleção “O Pensamento de Edite”, onde “Quem me leva para passear”, 2º livro da coleção, foi indicado ao Prêmio Jabuti 2022, na categoria Romance de Entretenimento. O espetáculo que deu origem ao livro “Parem de falar mal da rotina”, que em 2022 recebeu uma edição revisada, está fazendo 20 anos de estrada com milhões de espectadores e leitores.
Multiartista - poeta, atriz, intérprete, professora, desenvolve projetos através da instituição cultural - Casa Poema, que populariza a poesia para todas as idades, como “Versos de liberdade”, que ensina a palavra poética aos jovens que cumprem medidas socioeducativas, além de cursos de poesia falada para professores e profissionais de áreas diversas. Em 2023 viveu a personagem Marlene na novela das 19h da rede Globo “Vai na Fé".
Sobre o Escritas em Trânsito
O projeto Escritas em Trânsito estimula e qualifica a produção literária de artistas da palavra residentes na Bahia, através da realização de oficinas de escrita literária, com renomadas/os autoras/es do Brasil. O projeto busca atender às políticas de formação no âmbito da literatura, bem como possibilitar às/aos profissionais das letras na Bahia o aprofundamento e o diálogo com outras/os artistas da palavra e o acesso à diversidade literária do país. O Escritas em Trânsito é realizado pela Coordenação de Literatura/Dirart desde 2012, com 31 oficinas literárias até o momento.
SERVIÇO
Escritas em Trânsito – “Poesia Falada”, com Elisa Lucinda
Quando: 24 a 26 de outubro, das 14h às 18h
Onde: Academia de Letras da Bahia (Av. Joana Angélica, 198 - Nazaré, Salvador – BA)
+Informações em: www.fundacaocultural.ba.gov.br
Gratuito
Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentar