RSS
  Whatsapp

Ações do Programa IGI auxiliam na preservação ambiental

Compartilhar

 

Criado no ano de 2019, o Programa IGI surgiu da necessidade de dar destinação ao material lenhoso (madeira), resultante dos Processos de Autorização de Supressão de Vegetação (ASV), em função da educação ambiental e plantio de mudas nativas, tendo como protagonistas comunidades tradicionais do município. A palavra IGI, do Yorubá, significa árvore, a depender do contexto, lenha ou madeira.

Em 2021, o programa passou a integrar três projetos: Raízes, Tradição e Sustentabilidade e o Minha Cidade é uma Árvore. A iniciativa, desenvolvida pela Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), é dirigida pela Coordenadoria de Planejamento Ambiental (CPA).

Neste ano, as atividades desenvolvidas pelo programa, sempre voltadas para a questão da preservação ambiental, ganharam maior visibilidade nos quatro cantos do município. Vale salientar, que através do projeto Minha Cidade é uma Árvore, foram plantadas mais de 400 mudas da espécie Camaçari. Já com o Projeto Raízes, mais focado no reaproveitamento da madeira, o saldo foi de 168,87 m³ (metros cúbicos), doados aos carvoeiros da comunidade do Quilombo de Cordoaria, em Vila de Abrantes.

Outro marco para o programa foi o projeto Tradição e Sustentabilidade, que realizou a 3ª edição do Fórum Virtual Tradição & Sustentabilidade, envolvendo cerca de 75 estudantes do curso técnico de Meio Ambiente, vinculados ao Centro Territorial de Educação Profissional da Região Metropolitana (CETEP). Na ocasião, também ocorreu o lançamento do documentário Tradição e Sustentabilidade.

 


 

Mais de Cidades