A prática de exercícios físicos é reconhecida por seus inúmeros benefícios para a saúde física e mental. No entanto, para muitas pessoas, especialmente aquelas com problemas de circulação, surge o receio de aderir à atividade devido ao desconforto. A sensação de cansaço e peso nas pernas, por exemplo, pode parecer desencorajadora, levando ao questionamento sobre a segurança de se exercitar mesmo com uma circulação comprometida. Mas, praticar exercícios sob essas condições é fundamental. “É uma via de mão dupla: a prática de exercícios melhora a circulação, e uma boa circulação melhora o rendimento esportivo. E quanto mais você se exercitar, melhor será seu condicionamento vascular, então a sensação de peso e cansaço também será menor”, explica Luiz Evandro, Diretor Técnico da Rede Alpha Fitness.
Exercícios físicos que fortalecem os músculos da panturrilha são especialmente benéficos para a circulação, pois trabalham a musculatura responsável por bombear o sangue de volta ao coração para ser reoxigenado nos pulmões. E não é preciso ir longe, nem se tornar um atleta profissional para melhorar a circulação, pois mesmo exercícios de baixo impacto já são vantajosos. “Por exemplo, a caminhada ajuda a melhorar a circulação nas pernas ao promover o crescimento de novos vasos sanguíneos e a contração da musculatura da panturrilha, com aumento da velocidade do fluxo nas veias e melhor retorno do sangue ao coração”, destaca o especialista. Exercícios aquáticos, como a natação e a hidroginástica, também são ótimos aliados. “Todos os exercícios dentro da água, além de trabalharem a musculatura da perna, são excelentes atividades aeróbicas e contam com a pressão hidrostática da água, que funciona como uma drenagem linfática, ativando a circulação”, acrescenta.
Investir na musculação também é uma boa opção. Além da queima de gordura e do ganho muscular, a prática também protege os ossos e melhora a postura, a flexibilidade, a resistência física e, principalmente, a circulação. Por ser composta de exercícios mais intensos, deixa o coração mais ativo e saudável, normaliza a pressão sanguínea e combate o colesterol, assim protegendo o organismo de doenças cardiovasculares. “Quem sofre com varizes deve enxergar a musculação como uma aliada ao tratamento, já que a hipertrofia da panturrilha é essencial para o controle da doença venosa, além de ser um ótimo modo de prevenir doenças como trombose e embolia pulmonar”, diz Luiz Evandro. Vale ressaltar que a musculação sempre deve ser realizada de maneira correta, e com o acompanhamento de um profissional de educação física para evitar possíveis complicações, como o agravamento das varizes.
Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentar