RSS
  Whatsapp

Gestores escolares participam de Formação de Lideranças Educacionais em Sobral

Compartilhar

 

Nesta segunda e terça-feira (27 e 28 de junho), mais um grupo de gestores escolares e técnicos pedagógicos da Secretaria da Educação (Seduc) participam do Programa de Formação de Lideranças Educacionais do Centro Lemann, dando continuidade a um processo de qualificação do ensino que é focado, principalmente, na redução das desigualdades, buscando assegurar a aprendizagem e o desenvolvimento integral a cada estudante. Nesta etapa, o encontro formativo acontece no município de Sobral, no Ceará, e conta com a participação de 25 profissionais de educação de Camaçari.

O evento integra a programação do 1º Encontro Presencial da Formação de Lideranças Educacionais, marcando o início do segundo módulo. É uma oportunidade de aprofundar os conhecimentos adquiridos durante as atividades remotas desenvolvidas em plataforma on-line no primeiro módulo, em dois dias de reflexões e aplicações práticas que perpassam transformações pessoais e coletivas, gerando melhorias em toda a rede. Além de Camaçari, também participaram gestores escolares de Bezerros (PE), Caruaru (PE), Ferreira Gomes (AP), Vargem Grande (MA) e Sobral (CE).

De acordo com a secretária Neurilene Martins, a proposta dessa formação, sobretudo no que diz respeito à promoção da equidade da oferta da educação pública, está alinhada com os interesses do governo municipal. “Por isso é tão importante que a nossa rede participe, trocando experiências com outras redes, refletindo de forma coletiva sobre desafios em comum. Os desdobramentos práticos desse programa já são visíveis e estão fazendo a diferença no município, principalmente porque, neste momento, está em curso o processo de construção de uma oferta de ensino público sob medida na nossa cidade”, afirmou a titular da Seduc.

O fato do encontro formativo acontecer em Sobral também é bastante significativo, já que a experiência do município é referência e inspiração por conseguir elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) após a efetivação de políticas de alfabetização concebidas para garantir que as crianças aprendam na idade certa. Na semana passada, nos dias 20 e 21 de junho, outra equipe de gestores escolares de Camaçari participou do encontro presencial do Programa de Formação de Lideranças Educacionais do Centro Lemann, realizado em Mata de São João. Os encontros continuam em diferentes localidades entre os meses de junho e julho.

 

Mais de Educação