RSS
  Whatsapp

Catálogo Brasileiro de Teatro traz pauta da homofobia na infância na programação desta semana

Além desta temática, espetáculos infantis e lúdicos serão exibidos no canal da Fred Soares Produções

Compartilhar

 

Em exibição única durante a programação do Catálogo Brasileiro de Teatro, que acontecerá nesta sexta (19), às 20h, “Criança Ferida ou de como me disseram que eu era gay", retrata a homofobia na infância, baseada em situações cotidianas. A trama mistura relatos biográficos e de ficção do autor e ator, Vinicius Bustani, que construiu a narrativa após revelar aos pais, familiares e amigos sua sexualidade. Muito além de rever questionamentos, hábitos e chavões, “Criança Ferida ou de como me disseram que eu era gay” se propõe a falar sobre homofobia velada e já naturalizada nas relações mais íntimas das pessoas, que acaba por criar gerações de crianças solitárias, confusas, com sensação de isolamento e falta de lugar no mundo.

Bustani reforça como a compreensão do outro sobre a sexualidade afeta a formação do indivíduo.“A gente não se dá conta da nossa sexualidade. Somos informados pelo mundo, apontados pelos outros como gays e muito cedo recebemos essa informação como uma coisa negativa”. Dirigido por Paula Lice, o espetáculo recebeu o Prêmio da Ordem do Mérito Cultural da Diversidade LGBT, outorgado pelo Grupo Gay da Bahia (GGB), e foi indicado ao Prêmio Braskem de Teatro 2018, na categoria Texto.

Kids

Uma atração entra em cartaz virtual no Catálogo para garantir a diversão do público infanto-juvenil neste sábado (20). Às 15h, a montagem de A Vaca Lelé -  Um musical para todas as idades, da Cia Baiana de Patifaria, reúne Nilson Rocha (como a Mosca, a Cigarra e o Vagalume), Luiz Pepeu (Espantalho), Bubba de Campos (Pardal, Galinha e o touro) e Fernanda Paquelet (a vaquinha Matilde) para tratar de temas como liberdade e a cultura da não-violência, comunicando com espectadores de diferentes gerações. Além de atriz, Paquelet assina direção ao lado de Lelo Filho.

O espetáculo discute ainda o ideal de todo homem - a realização de seus sonhos - contando a estória de Matilde, uma vaquinha que sonha em ter asas e voar para conhecer outros lugares. O sonho de Matilde em voar é utilizado metaforicamente para falar dos aprendizados de uma criança ao descobrir sentimentos como o medo, a felicidade e a amizade. Na concepção da Cia, o plano de fundo é o sertão com sua dura realidade e, ao mesmo tempo, a simplicidade e a força do povo nordestino. Escrita pelo premiado autor paulista Ronaldo Ciambroni, o musical infantil tem trilha sonora original especialmente composta pelo músico André Rangel, cenário de Maurício Pedrosa e figurinos assinados por Miguel Carvalho.

 

E, para encerrar a programação do fim de semana, às 20h, A Travessia do Grão Profundo, do dramaturgo e diretor teatral baiano Paulo Atto, enche a telinha de quem está em casa com a história de Zinho, um jovem que sai em busca de seu pai através da caatinga, que migrou abandonando a família. As exibições são no canal do youtube da Fred Soares Produções.

O Catálogo Brasileiro de Teatro conta com o apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria  de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc,  direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.

 

PROGRAMAÇÃO

 

TODOS OS ESPETÁCULOS FICARÃO DISPONÍVEIS 24H, A PARTIR DAS 20H DO DIA ABAIXO, COM EXCEÇÃO DE "QUESTÃO DE FALHA", QUE OCORRERÁ AO VIVO ÀS 21H30, E "TUDO QUE CABE NUMA VHS", INTERATIVO E EM HORÁRIOS DIFERENTES POR ESPECTADOR. O INFANTIL A VACA LELÉ SERÁ DISPONIBILIZADO A PARTIR DAS 15H.

 

 

Ficha Técnica | Criança Ferida

Direção Musical: Heitor Dantas

Direção de arte: Lia Cunha e Tiago Ribeiro

Desenho de Luz: Larissa Lacerda

Arte gráfica: Lia Cunha

Operação de Luz: Larissa Lacerda/Juliana Molla

Operação de Som: Daniel Silveira

Produção: Tais Bichara e Vinicius Bustani

Assessoria de Comunicação: Daniel Silveira

 

Ficha Técnica | A Vaca Lelé

Elenco: Fernanda Paquelet, Nilson Rocha, Luiz Pepeu E Bubba De Campos 

Texto: Ronaldo Ciambroni

Direção: Fernanda Paquelet E Lelo Filho

Trilha Original: André Rangel

Repente: Bule-bule

Percurssões E Efeitos Musicais: Bira Reis

Figurino: Miguel Carvalho                                  

Cenário: Maurício Pedrosa

Máscaras: Agamenon Abreu   

Modelista: Dora Moreira  

Maquiagem Marie Thauront

Design De Luz: Irma Vidal                       

Design Gráfico: Gentil E Bianca Alves

Legendas: Fernando Bitencourt                          

Produção: Cia Baiana De Patifaria

 

Ficha Técnica | A Travessia do Grão Profundo

Texto e direção: Paulo Atto

Ator: Marcos de Assis

Figurinos e Adereços: Shicó do Mamulengo

Direção musical e Trilha sonora original: Luciano Salvador Bahia e Jota Velloso

Participações especiais na trilha sonora: Celo Costa (Canção de Brisa), Evelyn Buchegger ( A Velha Donia), maestro Angelo Rafael Fonseca e Coro Masculino do Coral Ecumênico da Bahia(Aboio), J. Velloso (Aboio)

Orientação corporal com máscara: Diana Ramos

Criação da máscara: escultura de Jailson Paiva

Elaboração da máscara teatral: Yoshi Aguiar

Iluminação e ambientação cenográfica: Paulo Atto

Direção de produção: Anne Alves

Produção Executiva: Érica Vilela

Material gráfico e Design: Adson Medeiros

Fotos: Jailson Silva

 

Serviço:

Criança Ferida ou de como me disseram que eu era gay, sexta-feira (19/03), às 20h

A Vaca Lelé -  Um musical para todas as idades, sábado (20/03), às 15h

A Travessia do Grão Profundo, sábado (20/03), às 20h

 

Exibição gratuita: Canal Fred Soares Produções, no Youtube  

 
 
 

Mais de Entretenimento