RSS
  Whatsapp

Agricultores de Camaçari recebem certificação de produção orgânica

Compartilhar

 

A Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pesca (Sedap), em acordo de cooperação técnica com a Fundação Alphaville, realizou nesta quarta-feira (9/12), a certificação orgânica de 29 unidades produtivas espalhadas por todo o município. A cerimônia aconteceu na Pousada Sítio da Lagoa, em Coqueiros de Monte Gordo, ocasião em que 60 agricultores receberam a Certificação Participativa de Produtos Orgânicos.

 

Este foi o primeiro grupo de produtores locais aptos a terem suas produções certificadas como orgânica. Isso assegura ao consumidor que os produtos cultivados e comercializados por eles atendem às normas e práticas de produção orgânica, ou seja, são alimentos produzidos sem o uso de agrotóxicos, respeitando o meio ambiente e o ser humano.

 

Para o gestor da Sedap, Denilson Queiroz, este é um momento importante para a agricultura de Camaçari. “Esta certificação é feita através da Rede de Agroecologia Povos da Mata, que tem autorização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para isso. Somos o único município da região metropolitana com o selo e isso torna o setor mais atrativo, é um mercado que se abre, o mercado dos orgânicos, com potencial também para fortalecer o setor turístico”, avaliou.

 

A entrega da certificação, que ocorre após várias etapas de capacitação e comprovação de qualidade, foi muito comemorada pelos agricultores. “Essa conquista agrega valor aos nossos produtos. Sem o certificado não podíamos nem dizer que eram orgânicos. Agora podemos comprovar a qualidade do fruto do nosso trabalho”, comentou o agricultor Édio Gomes.

 

A coordenadora de Projetos Sociais da Fundação Alphaville, Débora Silva, fez questão de destacar a importância da parceria firmada com o governo municipal e de celebrar os resultados já visíveis. “A Fundação acreditou nesse projeto desde o início. Vamos conseguir instituir de fato uma produção orgânica certificada que, além de valorizar os homens e mulheres do campo, valoriza Camaçari como unidade produtora oficial de orgânicos. E nossa expectativa é que futuramente a cidade também se torne um polo certificador”, explicou.

 

O evento também contou com a presença da secretária de Turismo, Lucia Bichara, e do vereador Antônio Falcão, ex-gestor da Sedap. Residentes de Irecê, onde parte das oficinas de capacitação aconteceu, representantes do Núcleo Raízes do Sertão, do qual Camaçari passa a fazer parte, registraram uma mensagem em vídeo, exibida na ocasião, parabenizando os agricultores pela conquista. 

 
 
 
 

Mais de Camaçari