RSS
  Whatsapp

Black Friday: Psiquiatra alerta para compras compulsivas 

Comportamento nocivo leva a problemas financeiros e sociais 

Compartilhar

 

 

O mês de novembro já é conhecido pela expectativa gerada pela Black Friday, data em que as empresas realizam diversas promoções e o consumidor, alvo dessas ações, é exposto a uma enxurrada de anúncios. Diante deste apelo, quadros de consumismo podem ser desencadeados. O psiquiatra Luiz Guimarães, da clínica Holiste, explica como identificar um quadro de compulsão por compras. 

 

De acordo com ele, o mecanismo cerebral na compulsão age da mesma forma, independentemente do seu objeto, seja álcool, drogas ou compras. No caso das compras é necessário fazer uma diferenciação entre o comportamento considerado normal e o doentio. Na primeira situação, o que caracteriza o comportamento é a impulsividade. Por exemplo, ao ver uma promoção a pessoa não consegue se controlar e compra.  

 

“O que está em questão não é o comportamento em si, é a consequência do comportamento”, afirma o médico. Segundo ele, a linha que separa as duas situações é muito tênue. No entanto, no caso mais preocupante o que caracteriza é o sofrimento, a dificuldade de planejar e a necessidade excessiva de compra. 

 

Compulsão 

“As pessoas que compram compulsivamente, normalmente têm uma ansiedade anterior àquilo e o fazem para ter um alívio de um sentimento negativo”, explica. Ao realizar o ato da compra, a angústia sentida pela pessoa passa momentaneamente; no entanto, logo em seguida há o arrependimento e depois a ansiedade retorna, criando, assim, um ciclo vicioso.  

 

O psiquiatra explica que, em sua maioria, essa compulsão se manifesta em mulheres e muitas vezes o ato acontece como forma de presente para outros, como um parente ou amigo. “Quando compram pra elas, normalmente escondem por já saber que alguém do seu convívio possa criticar”, comenta. 

 

Identificação 

O médico psiquiatra elenca algumas perguntas que a pessoa pode se fazer para ajudar a identificar se está nessa situação de comprar descontroladamente. São elas:  

  • Você tem uma preocupação excessiva por compras?  

  • O tempo que você gasta com compras interfere nas suas relações sociais? 

  • É natural perder o controle e comprar mais do que o planejado? 

  • Você tem um esforço repetido e mal sucedido em tentar controlar ou reduzir as compras?  

  • Você percebe que comprar é uma forma de aliviar uma angústia, tristeza ou emoção negativa?  

  • Você já teve que mentir para esconder a extensão das suas compras?  

  • Tem ou já teve problemas financeiros por causa disso? 

Caso as respostas sejam afirmativas, o ideal é procurar uma orientação médica para lidar com a questão. “Muitas vezes a pessoa tem vergonha e só procura tratamento quando a situação já começa a interferir nas relações com os outros ou quando está sendo ameaçada de alguma forma”, afirma o psiquiatra.  

 

Consumo consciente 

Luiz Guimarães acredita que em nossa cultura existe uma hipervalorizarão da aquisição como uma forma de construção da identidade e que a orientação familiar é essencial nesse processo.  

Para o psiquiatra, para fazer realmente um bom negócio na época de Black Friday, é necessário se programar: identificar o que realmente está precisando e quanto está disposto a gastar, colocando um limite.  

 

Sobre a Holiste    

A Holiste é uma clínica de excelência em saúde mental, que atua há 20 anos no mercado baiano. Na sede principal, localizada no bairro de Pituaçu, funcionam os serviços ambulatorial e de internamento psiquiátrico. A estrutura da clínica conta, ainda, com o Hospital Dia (destinado à ressocialização do paciente) e com a Residência Terapêutica (moradia assistida para pacientes crônicos), ambas unidades localizadas no bairro da Pituba. 

 

A instituição conta com mais de 200 profissionais, um corpo clínico composto por médicos psiquiatras, psicólogos, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, nutricionista, gastrônoma, dentre outros. Para conhecer mais sobre os serviços da Holiste, acesse o site www.holiste.com.br

  

LÍVIA VEIGA  / LUANA SILVA 

Mais de Economia