RSS
  Whatsapp

Boxe ajuda a melhorar autoestima de idosos e pessoas com deficiência 

Compartilhar

 

A perda de peso é um dos benefícios mais buscados por quem pratica o boxe como atividade física para melhorar a qualidade de vida, mas além de ajudar a manter o corpo desejado, o esporte também contribui para melhorar a coordenação motora, a força física e aliviar o estresse. 

 

“A prática do boxe libera endorfina, substância produzida pelo cérebro, que gera bem-estar e diminui a produção do cortisol, um dos causadores do estresse. A atividade ainda alivia a tensão muscular, que causa dores em boa parte do corpo”, explica o professor e técnico de boxe da academia Bodytech Salvador, Jailson Santos. 

 

Segundo o Centro para Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, o boxe é a atividade física que tem a melhor combinação de exercícios para quem busca reduzir os riscos da obesidade, problemas cardíacos,osteoporose e câncer.

 

“Esse esporte estimula o metabolismo, fazendo com que o aluno tenha um emagrecimento saudável. A sua prática pode garantir queima de até 1.000 calorias durante uma aula, a depender da intensidade dos golpes e do preparo físico do praticante”, afirma Jailson Santos. 

 

Inclusão 

Qualquer pessoa pode fazer aulas de boxe, desde que seja respeitada a individualidade física de cada praticante e suas restrições a determinados estímulos.

 

“Na academia Bodytech recebo pessoas com perfis diversos. Tenho, por exemplo, um aluno de 72 anos. Ele diz que nunca se sentiu tão jovem desde que começou a praticar o boxe. Também temos um aluno com síndrome de Down, o Álvaro Borges, que tem uma autoestima elevada e, segundo a família, a prática do boxe tem ajudado ele a se socializar”, relata o professor. 

Mais de Município