RSS
  Whatsapp

Camaforró 2019: quase tudo pronto para o maior São João da Região 

Compartilhar

 Foto: Tiago Pacheco

Camaçari já está em contagem regressiva para o maior São João da Região, o Camaforró, que acontece de 21 a 23 de junho, no Espaço Camaçari 2000. Com 80% da estrutura montada, a equipe da Coordenação de Eventos acompanha de perto todos os detalhes para garantir que tudo saia perfeito, e na manhã desta quarta-feira (12/6) já marcam presença no local. Aproximadamente 50 shows estão previstos nos três dias de festa, distribuídos entre o palco principal, o Carramanchão e a Vila da Cultura. Cerca de 60 mil pessoas são esperadas diariamente no evento.

Na grade, estão previstos grandes nomes do cenário musical nacional, regional e local que vão fazer a animação da 22ª edição do Camaforró. Entre as atrações de maior peso estão a Banda Magníficos, Lambasaia, Simone e Simaria, Marcos e Belutti, Calcinha Preta e Amado Batista. No time da “prata da casa” estão artistas como Bimbinho, Lívia Nunes, Léo Ferreira, Pé de Lata e Adriano Reis.

Os moradores da Costa e da zona rural também vão poder falar que “São João passou por lá” nos dias 23 e 24. O forró vai correr solto nas comunidades de Mutirão de Catú de Abrantes, Jauá, Areias, Arembepe, Loteamento Canto dos Pássaros e os distritos de Vila de Abrantes e Monte Gordo. A proposta é agradar o público que prefere curtir o São João mais próximo de casa.

Toda a estrutura do Camaforró está projetada para ocupar os 40 mil metros quadrados do Espaço Camaçari. Pensando sempre em não deixar ninguém parado entre uma apresentação e outra, mais uma vez o evento vai contar com o palco principal duplo, por onde vão passar artistas de várias grandezas. A festa terá o tradicional Carramanhão, animado por artistas regionais e locais, opção do público forrozeiro que prefere um ambiente mais aconchegante para dançar.

Já quem gosta do forró raiz, o autêntico pé de serra não pode deixar de passar na Vila da Cultura, que vai contar com um coreto. Por lá vão passar 12 atrações, além das apresentações dos tradicionais grupos juninos, que todos os anos encantam com seus figurinos coloridos e suas coreografias para lá de animadas.

O Camaforró sem dúvida é lugar para toda a família. A alegria da meninada está garantida com a grade de atrações, que terá o grupo de animação Pé de Lata, e com o parque de diversões que sempre faz a folia de crianças e adultos. Para quem prefere um ambiente diferenciado, pode curtir o São João no Camarote da Resenha, espaço privado que também compõe a área da festa.

Dentro do espaço Camaçari, o público contará com toda infraestrutura para que sua noite seja pra lá de animada. São, aproximadamente, 200 barracas na área interna e 180 ambulantes na parte externa, responsáveis por vender diversos tipos de comidas e bebidas, a exemplo de lanches, churrasquinhos, drinks, doces, cachorro-quente e acarajé. Todos os profissionais são devidamente cadastrados. Pra quem vai curtir a festa, mas não abre mão de ficar conectado com as redes sociais e tudo o que acontece ao seu redor, pode ficar tranquilo, pois o espaço vai dispor de internet grátis.

Para garantir o bem-estar do público, no local do evento serão montadas estruturas de saúde, segurança, trânsito e transporte. Serão disponibilizados cerca de 200 sanitários químicos, sendo 10% com acessibilidade. A equipe da limpeza atuará nos três dias com serviços de lavagem, coleta e varrição da área.

O quesito segurança está sempre na lista de prioridade da festa. Esse ano o efetivo de 250 policiais militares estão mantidos e vão se revezar em dois turnos. Para facilitar o trabalho, vão contar com plataformas elevadas e 32 câmeras de videomonitoramento, entre speed dome, fixas e com giro de 360°, que cobrirão todo espaço da festa e vão auxiliar na identificação de situações suspeitas e delituosas.

O evento também conta com apoio da Companhia Independente de Policiamento Especializado - Polo Industrial (CIPE/PI), das Rondas Especiais (RONDESP), do Batalhão Especializado em Policiamento de Eventos (BEPE) e do Corpo de Bombeiros. Cerca de 50 agentes da Polícia Civil, por dia, além de 250 seguranças particulares, 30 brigadistas civis, agentes do Juizado da Infância e Juventude, bem como representantes do Conselho Tutelar e do Observatório de Discriminação Racial e LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros) vão atuar no Camaforró 2019.

E mais uma vez o Camaforró abre espaço para solidariedade. Com o objetivo de arrecadar alimentos não perecíveis e ajudar instituições beneficentes do município, o evento espera superar o número de doações do ano anterior e pra isso conta com auxílio do público, que já pode trocar seu quilo de alimento por um voucher de acesso em um dos três pontos de atendimento: um na loja do evento, instalada no Boulevard Shopping Camaçari, que funciona das 8h às 12h e das 14h às 20h, e os outros dois nas praças Desembargador Montenegro e Abrantes, que atendem até 17h e seguem o mesmo intervalo para almoço.

Os portões estarão abertos a partir das 18h e as atrações do palco principal estão previstas para começar às 19h. O Camaforró é uma realização da Prefeitura de Camaçari, através da Coordenação de Eventos, com apoio de todas as secretarias municipais.

 

Mais de Salvador