RSS
  Whatsapp

Tradicional Corrida 2 de Julho acontece em clima de festa em Camaçari

Compartilhar

 Foto: Jean Victor/Vinicius Angelim

O legado de promoção à saúde e incentivo à prática esportiva, fruto dos esforços realizados em Camaçari pela administração municipal, fez mais um capítulo de sucesso neste domingo (2/7), dia tão emblemático para os baianos, sobretudo, para os camaçarienses. É que foi realizada a 33ª edição da tradicional Corrida 2 de Julho.

A prova deste ano teve um gostinho todo especial por se tratar da comemoração do Bicentenário (200 anos) da Independência da Bahia. Oportunidade, ainda, em que o município integrou o roteiro do Recôncavo Norte da passagem, inédita, do Fogo Simbólico da Independência do Brasil na Bahia, evento que aconteceu na última sexta-feira (30/6) e se configurou como um marco para a história de Camaçari. Sem falar do cunho social do evento, que arrecadou alimentos não perecíveis para serem doados posteriormente às instituições socioassistenciais da cidade. Cada inscrito doou quatro quilos (kg) de mantimentos.

Por todos esses fatores, inclusive por ter se tornado um entusiasta da prática de corrida de rua, o prefeito Elinaldo Araújo se uniu aos cerca de mil inscritos e fez questão de participar da atividade, disputando na categoria geral masculina, a qual concluiu no tempo de 25 minutos e 26 segundos o percurso de cinco quilômetros, que teve ponto de largada e chegada na Avenida Deputado Luís Eduardo Magalhães (antiga Avenida Comercial).

“Participar de uma corrida de rua com meu povo tem um significado ainda maior. São Pedro ajudou e fez um dia lindo de sol. E mais bonito ainda é ver a nossa população participando, doando, acompanhando, enfim, fazendo parte desse momento importante, que celebra tantas lutas e glórias para todos nós”, pontuou o gestor do município.

O titular da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Sejuv), Jorge Curvelo, falou da importância da Corrida 2 de Julho para o município. “É com muita emoção que realizamos mais uma edição deste evento esportivo, acontecendo nesse dia maravilhoso para Camaçari e para a Bahia,  que marca a Independência do Brasil no nosso estado. Estamos mantendo a tradição e ficamos felizes com a aceitação do público”, destacou o secretário ao confirmar a realização da meia-maratona Arembepe Guarajuba, com percurso de 5, 10 e 25 quilômetros (km), em comemoração ao aniversário da cidade.  “Portanto, é a Sejuv fazendo o papel de levar esporte e qualidade de vida para nossa a população", acrescentou ao lembrar que essa é uma orientação do chefe do Executivo.

Realizada pela Prefeitura de Camaçari, por meio da Sejuv, a Corrida 2 de Julho conta ainda com o apoio institucional das secretarias de Governo (Segov), por meio da Coordenação de Eventos; dos Serviços Públicos (Sesp); do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur); da Saúde (Sesau); e da Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT); além do Corpo de Bombeiros Militar, da Polícia Militar e do Tiro de Guerra.

Um ponto a se destacar, e que se repetiu este ano, foi a inclusão de atletas com deficiência, fato que marcou a competição, ao promover a superação desse público. A categoria foi inserida na prova do ano passado.

Destinada, exclusivamente, a moradores de Camaçari, os três primeiros colocados nas categorias geral masculino e geral feminino receberam premiação em dinheiro, mais troféus e medalhas. Todos os participantes foram contemplados com medalha. Distribuídos em 11 categorias, definidas por idade e especial, esta última, destinada às pessoas com deficiência (PcDs), que fizeram uso de cadeira de rodas. A faixa etária dos atletas compreende dos 16 anos, completados em 2023, até pessoas acima de 70 anos.

O vice-prefeito, José Tude, prestigiou o evento. Já a primeira-dama do município, Ivana Paula, participou ativamente correndo, obtendo um tempo de 33 minutos e 7 segundos. Secretários municipais, vereadores e demais autoridades também participaram e/ou prestigiaram o evento.

O evento contou com a participação de atletas profissionais e amadores. Confira abaixo o resultado das categorias: geral masculino, geral feminino e geral PcD (masculino e feminino). Os demais resultados, por idade, podem ser conferidos através deste link.

Categoria Geral Masculino

1º lugar – Hélio Cassio Bispo dos Reis (Camaçari-BA)
2º lugar – Thiago farias de Jesus (Camaçari-BA)
3º Lugar – Juscelino da Silva Araújo (Lauro de Freitas-BA)

Categoria Geral Masculino PcD (amputado)

1º lugar – Antonio Bonfim de Oliveira (Camaçari-BA)
2º lugar – Alex Fabiano Nascimento (Camaçari-BA)
3º Lugar – Herbert Diego Araújo (Camaçari-BA)

Categoria Geral Masculino PcD (auditivo)

1º lugar – Érico Rodrigues Santos (Camaçari-BA)
2º lugar – Marcos Vinícius Lima de Siqueira (Camaçari-BA)
3º Lugar – Alexsandro Pinheiro Silva (Camaçari-BA)

Categoria Geral Masculino PcD (cadeirante)

1º lugar – Carlos Costa de Pinho (Camaçari-BA)
2º lugar – Cleber dos Santos Alves (Camaçari-BA)

Categoria Geral Feminina

1º lugar – Marily dos Santos (Pojuca-BA)
2º lugar – Carla Santana Alves de Amorim (Camaçari-BA)
3º Lugar – Jaanaíra de Souza Cavalcante Costa (Camaçari-BA)

Categoria Geral Feminina PcD (amputado)

1º lugar – Patrícia Garcez Santos (Camaçari-BA)

Categoria Geral Feminina PcD (auditivo)

1º lugar – Verena Gila Fontes (Camaçari-BA)
2º lugar – Daiane dos Santos Oliveira (Camaçari-BA)
3º Lugar – Fernanda Santos de Jesus (Camaçari-BA)

Categoria Geral Feminina PcD (cadeirante)

1º lugar – Edvania Souza de Jesus Carvalho (Camaçari-BA)
2º lugar – Valdelice de Melo Ferreira (Camaçari-BA)


 

Mais de Gastronomia